
Não é só coisa da sua cabeça! A verdade por trás das manifestações emocionais

Dr. Rafael Ramalho
CRM/RS 36737 | RQE 35369
Acompanhe as novidades e dicas de saúde e bem-estar
CRM/RS 36737 | RQE 35369
A “falta de memória e o cansaço sao uma das queixas mais frequentes no meu consultório. Ambas possuem múltiplas causas, mas a mais comum não pode ser remediável! A rotina e os hábitos de vida são os principais culpados, sendo o principal o uso de telas.
O tempo médio do uso de telas no brasil chega a 9 horas diárias, ou seja 56 % do nosso tempo acordados. Durante esse período passamos de uma informação pra outra infinita vezes, alternando nossa atenção entre inúmeras mensagens, múltiplas informações em redes sociais, emails e portais de notícias.
O que se sabe, é que o cérebro não consegue focar totalmente enquanto realiza múltiplas tarefas. Quando as pessoas tentam realizar múltiplas tarefas simultaneamente, ou alternam rapidamente entre elas, tendem a errar mais e levam mais tempo em completa-las. Isto acontece porque o cérebro tem que recomeçar e retomar o foco a cada mudança de tarefa. Na realidade, o que ocorre é uma rápida alternância entre tarefas, em vez de processamento simultâneo. Um estudo da Universidade de Londres descobriu que os participantes que realizaram multitarefas experimentaram um declínio no QI semelhante aos que foram privados de sono a noite toda.
Algumas pessoas tiveram uma queda de 15 pontos no QI, deixando-os com o QI médio de uma criança de 8 anos de idade. Por tal motivo é a primeira vez na história o QI dos filhos tem apresentado escores menores do que dos pais.
Além de alterações cognitivas, são percebidas severas alterações comportamentais. Exames de ressonância magnética mostraram que aquelas pessoas que realizavam multitarefas tinham menos densidade cerebral no córtex cingulado anterior, região do cérebro responsável pela empatia e controle emocional, e também, a hiperestimulação do centro da recompensa, leva a compulsão, e a diminuição da capacidade de sentir prazer com “coisas normais da vida”!
É Preciso ter um uso coerente, restrito as suas funcionalidade essenciais, ou com restrição de tempo e local. Acessar o celular a qualquer momento facilita esse processo de adoecimento.
Se você quer ter disposição e melhor cognição, troque o tempo de celular por socialização, atividade física e leitura. Não adianta se queixar de falta de concentração e só treinar em como se desconcentrar!
Mais artigos de