Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado? Cadastre-se

termos do contrato

Já é cadastrado? Login

Larissa Fole

Conselho Regional: CRN10 2330

Nutricionista

Consultórios de Larissa Fole

 ARARANGUÁ/SC

Caetano Lummertz, 456 Centro
Centro Executivo, Sala 401

Últimos artigos de Larissa Fole

Preciso emagrecer, por onde começar?

03/01/2019

 Dicas básicas pra quem quer começar ou recomeçar


Definitivamente o que mais vejo no meu consultório são pessoas que já tentaram inúmeras dietas, já fizeram loucuras para tentar emagrecer, e na maioria das vezes vivem no efeito sanfona. Infelizmente não existe nenhuma pílula milagrosa para o emagrecimento, mas a boa notícia é que TODOS, sem exceção podem encontrar um estilo de vida que favoreça o emagrecimento e que faça ele acontecer de forma sustentável, ou seja sem o reganho de peso. 

Primeiramente é importante você saber que não existe “alimento vilão”, na nutrição tudo depende do contexto, da mesma maneira que não existe alimento milagroso. Podemos dizer que não existe uma comida que engorda, e nem que emagrece. Exemplificando, não adianta incluir gengibre em uma alimentação que é cheia de açúcares e industrializados, assim como, eventualmente comer um doce, não vai engordar uma pessoa que na maior parte do tempo tem uma rotina saudável. 

Esqueça o projeto verão e inicie o projeto VIDA, tudo que tem data pra começar e terminar só gera mais ansiedade, aumentando o risco de compulsão e consequentemente a famosa culpa. Tudo bem se a chegada dos dias mais quentes te motiva a começar a cuidar da sua alimentação, mas não deixe essa motivação acabar, pense sempre em nutrir seu corpo.  Quando a motivação é SAÚDE o movimento é continuo, duradouro e prazeroso. O resultado chega e se mantém, e junto com ele vão embora as dores de cabeça, problemas de digestão, imunidade baixa, falta de disposição e libido. Vai dizer que não vale a pena?


Dicas básicas pra quem quer começar ou recomeçar: 


1 - Baseie sua alimentação em comida de verdade: ‘desembale menos e descasque mais’, essa frase diz tudo. No mundo que vivemos atualmente, acabamos acostumando-nos a consumir muitos industrializados, tire ao máximo que você puder, frequente feiras locais e tente basear sua alimentação em produtos que vem da natureza;

2 - Reduza drasticamente o consumo de açúcares e adoçantes: já parou pra pensar que os alimentos foram feitos para serem consumidos como são? O doce é doce, o amargo é amargo. Nosso paladar é adaptável, vá reduzindo aos poucos o consumo até conseguir excluir completamente da sua rotina, e deixar para os momentos de exceção. 

3 - Se movimente: definitivamente nosso corpo não foi feito para ficar parado, coloque como meta da semana fazer algum tipo de exercício, pode ser qualquer um, apenas movimente-se. Durante o exercício nosso corpo libera substâncias importantes que ajudam a reduzir o stress do dia a dia, e ainda por cima ajuda a deixar nosso metabolismo mais ativo, auxiliando na perda de peso. 

4 - Durma bem: existe uma relação grande entre privação de sono e excesso de peso, isso acontece porque no momento que dormimos nosso corpo faz liberação de alguns hormônios que interferem na nossa sensação de fome e saciedade. 

5 - Pare de dar desculpas a si mesmo: falta de tempo ou de dinheiro, genética ruim, metabolismo lento e por aí vai... Talvez você não tenha tentado da forma correta, com um plano alimentar feito especialmente para você, contemplando seus gostos pessoais e fazendo 

 

Este profissional não recebeu nenhuma opinião ainda
© Lista da saúde 2019. Todos os direitos reservados.
Sisdado tecnologia