AZEITE DE OLIVA, como escolher um BOM azeite?

Blog
Você já deve ter ouvido falar das inúmeras propriedades benéficas do azeite de oliva para a saúde. Entre eles destacam-se os seus efeitos antioxidantes, pois possui uma grande quantidade de ácidos graxos monoinsaturados (MUFAs), como o ácido oléico, o qual atua no controle do colesterol e auxilia na diminuição do LDL (colesterol ruim).
Os principais benefícios do azeite de oliva, cientificamente reconhecidos, são: melhora do metabolismo da glicose, do controle da pressão arterial, efeito protetor de doenças cardíacas, além de efeitos favoráveis contra a obesidade e redução do declínio cognitivo relacionado à idade e à doença de Alzheimer. Atua ainda na prevenção da osteoporose e dores crônicas. Devido à grande quantidade de vitamina E o consumo de azeite de oliva pode fazer bem para a saúde da pele.
Mas, e na hora de comprar, você sabe qual azeite escolher?
Quando você vai ao supermercado e fica olhando as diversas opções na prateleira e não sabe se escolhe pelo preço, pela acidez ou pela embalagem. Realmente é comum bater aquela dúvida na hora da compra. Fique atendo aos principais itens que você deve observar:
? Primeiramente o AZEITE deve ser EXTRA VIRGEM;
? Estar embalado em uma garrafa de vidro escuro;
? Verificar a data de validade: ao contrário do vinho, o azeite quanto mais novo melhor! Então escolha um com a data de extração mais recente;
? Observe o ÍNDICE DE PERÓXIDO: deve ser menor que 20 (<20);
? Acidez: 0,2%;
? Azeites orgânicos possuem 3X mais COMPOSTOS FENÓLICOS, que são substâncias com atividade antioxidante, antiinflamatória, antimicrobiana e anticarcinogênica.
O ideal é adicionar azeite de oliva nas preparações frias como saladas e nas que têm aquecimento brando, como refogados e ensopados. O azeite deve ser consumido cru, finalizando preparações como saladas, pratos como peixe, massas, carnes, entre outras. Ao consumir um pão procure comê-lo com azeite trata-se de uma alternativa mais saudável do que consumi-lo com manteiga ou margarina, que são fontes de gordura saturada. Apesar de todos os benefícios do azeite de oliva, o seu consumo deve ser moderado, pois se trata de um alimento calórico. Aproveite as dicas e lembre-se que é importante consultar um(a) Nutricionista para saber a quantidade recomendada para cada pessoa.