
Bronquiolite viral aguda: Principais sintomas e prevenção

Drª. Marcia Laux Bronzatto
CRM/RS 26880 | RQE 19367/19650
Acompanhe as novidades e dicas de saúde e bem-estar
CRM/RS 26880 | RQE 19367/19650
Durante o inverno alguns fatores como o frio, a baixa umidade do ar , os ambientes mais fechados e mais aglomerados favorecem tanto doenças infecciosas quanto doenças alérgicas, como asma e rinite. Algumas doenças apresentam sintomas parecidos, como dores, febre alta, cansaço, tosse, coriza, espirros, caracterizando esse grupo de doenças . Crianças, idosos e doentes crônicos são mais suscetíveis. No entanto, cuidados simples ajudam na prevenção, como lavar as mãos e ventilar os ambientes.
Vamos conhecer essas doenças mais frequentes no inverno:
Gripes e resfriados: O resfriado costuma ser mais ameno e simples de tratar. Dura poucos dias e cursa com coriza, obstrução nasal, tosse, dor de cabeça, dor de garanta, febre baixa e espirros. Já a gripe, causada pelo vírus influenza, é mais grave e dura mais tempo. Além dos sintomas do resfriado, apresenta febre alta, dores pelo corpo , inapetência e fadiga. A gripe pode evoluir com complicações como pneumonias, principalmente em crianças e idosos.
Asma e Rinite: São doenças alérgicas que acometem mais as crianças, porém também ocorrem em adultos. A asma é uma inflamação das vias aéreas inferiores ( brônquios) caracterizada por chiados no peito, tosse e sensação de falta de ar. A rinite inflama as vias áreas superiores e cursa com espirros, coceira e obstrução nasal, dor de cabeça. Esses sintomas costumam piorar com mudanças climáticas, exposição às infecções e aos alérgenos em ambientes fechados.
Amigdalites, otites e sinusites: São regiões das vias aéreas superiores acometidas por vírus ou bactérias. Apresentam febre, dor de garganta, dor de ouvidos, dor de cabeça e secreção respiratória.Bronquite e bronquiolite: a inflamação dos brônquios e bronquíolos prejudica a chegada do ar aos pulmões, causadas por vírus ou bactérias. Os sintomas são tosse seca, chiado, esforço respiratório , falta de ar. As crianças pequenas costumam ser mais acometidas.
Pneumonia: é a infecção dos pulmões causada por bactérias ou vírus. Geralmente ocorre como uma complicação das gripes ou resfriados.
Como prevenir?
- Lavagem das mãos com água e sabão ou usar álcool em gel
- Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
- Usar lenço de papel descartável ao tossir ou espirrar.
- Proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar
- Evitar contato com pessoas doentes
- Evitar aglomerações e ambientes fechados;
- Manter os ambientes ventilados
- Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, adequada ingestão de líquidos e atividade física;
- Evitar o tabagismo
- Aplicar as vvacinas contra a gripe e contra o pneumococo, principal causador das pneumonias. Desta forma diminui a gravidade destas doenças e as chances de complicações, reduzindo internações e mortalidade.
Como tratar?
Seu médico poderá indicar medicamentos para o alívio dos sintomas das doenças mais comuns do inverno. Porém, caso apresente persistência dos sintomas ou complicações, procure um especialista.
Mais artigos de