
COLELITÍASE: A PRESENÇA DE CÁCULOS NA VESÍCULA BILIAR

Dr. Mateus Volpato
CRM/SC 19613 | RQE 14139
Acompanhe as novidades e dicas de saúde e bem-estar
CRM/SC 19613 | RQE 14139
Especialista fala sobre as seis maiores vantagens da cirurgia minimamente invasiva
Cirurgia laparoscópica ou minimamente invasiva - chamada popular, e erroneamente, de “cirurgia a laser”, consiste em observar os órgãos a serem operados através de uma lente de vídeo (câmera) introduzida por um orifício de 10 a 12 mm. Com ajuda de um gás usado para insuflar a parede abdominal a fim de que possamos manipular pinças inseridas por outros orifícios (o número de pinças e tamanho dos orifícios a serem usadas depende do tipo de cirurgia) na cavidade abdominal ou outras cavidades corporais, como o tórax.
Muitas das cirurgias operadas pelo cirurgião geral tem inúmeras vantagens comprovadas. Dentre as principais com essa técnica estão a Colecistectomia (retirada da vesícula), Apendicectomia (retirada do apêndice), Hernioplastias (correção de hérnias da parede abdominal), Cirurgia para refluxo, Cirurgia Bariátrica, Laqueaduras, histerectomias, Ooforectomias (retirada do ovário), entre muitas outras.
AS PRINCIPAIS VANTAGENS SÃO:
1. como a imagem dos órgãos é ampliada pela câmera em muitas vezes, é possível identificar com mais precisão os locais a serem manipulados, diminuindo geralmente o sangramento na cirurgia;
2. menor trauma na parede abdominal – em vez de grandes cortes são feitos pequenos orifícios com, no máximo 10 a 12 mm, por exemplo na cirurgia de vesícula são feitos quatro orifícios, geralmente um ou dous de 10mm e dois ou três de 3 a 5 mm.
3. com menores cortes, diminuem as chances de hérnias incisionais, aquelas que aparecem após os cortes cirúrgicos. Assim como o número de infecções de pele no corte e sangramento são menores.
4. com cortes pequenos, o paciente tem menos dor após a cirurgia, diminuindo o tempo de internação, assim como o gasto com medicamentos.
5. com pequenos cortes, menos dor, menor chance de hérnias, diminuição das infecções de ferida operatória, o paciente pode voltar às suas atividades cotidianas muito mais cedo quando comparado com a cirurgia aberta.
6. por fim e não menos importante, pequenos cortes deixam marcas muito menores e resultados estéticos muito melhores, muitas vezes com o tempo esses cortes se tornam imperceptíveis.
Infelizmente, em nossa região, o SUS ainda não oferece esse tipo de cirurgia em larga escala, e alguns hospitais não dispõem do material necessário para esse tipo de cirurgia. Em contrapartida muitos hospitais privados da região oferecem o serviço de excelente qualidade. Agende uma consulta e obtenha todas as grandes vantagens da cirurgia minimamente invasiva.
Mais artigos de