Acompanhe as novidades e dicas de saúde e bem-estar
Crefito 228.764-F
Você já teve aquela sensação de que tudo ao seu redor está girando ou a sensação de que você vai perder o equilíbrio e cair? Nessa reportagem eu vou lhe explicar um pouco mais sobre esse sintoma que afetam muitas pessoas e como a fisioterapia vestibular pode te ajudar.
O que é Vertigem?
Vertigem é aquela sensação de que tudo ao seu redor está girando, ou que o seu próprio corpo está em movimento, como se você estivesse em um redemoinho, balançando em um barco ou caminhando sobre um colchão. É um sintoma que indica algum comprometimento no sistema vestibular (também conhecido como labirinto) ou em suas conexões com o cérebro.
Um dos tipos mais comuns de vertigem é a Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB), também conhecida como "tontura dos cristais". Isso ocorre quando pequenos cristais de carbonato de cálcio, chamados otólitos, que deveriam ficar em uma área específica do ouvido interno, se deslocam para lugares errados, interferindo no equilíbrio e provocando a vertigem rotatória.
Causas da Vertigem
As causas da vertigem podem variar bastante, abrangendo tanto aspectos físicos quanto emocionais. Entre as causas mais frequentes, podemos destacar:
- Infecção no ouvido interno;
- Diabetes;
- Estresse e ansiedade;
- Doença de Menière;
- Má alimentação ou pouca ingestão de líquidos;
- Efeitos colaterais de medicamentos.
Como a Fisioterapia Vestibular funciona?
O tratamento da vertigem envolve manobras específicas para reposicionar os cristais do ouvido interno, além de exercícios focados em estabilizar o olhar e melhorar o equilíbrio. Essas manobras trabalham diretamente com os movimentos da cabeça e dos olhos, em conjunto com exercícios posturais e de caminhada, desafiando o sistema vestibular para reeducá-lo.
O sucesso do tratamento também depende do comprometimento do paciente com os exercícios prescritos para serem feitos em casa.
Principais Sinais de Desequilíbrio no Labirinto:
- Vertigem;
- Náusea;
- Zumbido;
- Vômitos;
- Dificuldade para se equilibrar.
Quantas sessões são necessárias?
Geralmente, com apenas uma sessão, o paciente já apresenta uma melhora significativa, com a redução ou até o desaparecimento dos sintomas em até 48 horas.
Fui diagnosticado com Labirintite. E agora?
A labirintite verdadeira é uma condição rara, presente em apenas 0,5% dos pacientes que apresentam tontura ou vertigem. Isso quer dizer que, em 99,5% dos casos, o diagnóstico de labirintite está ERRADO.
O uso equivocado desse termo, tanto por médicos quanto pelo público em geral, acaba levando ao uso desnecessário de medicamentos, o que pode causar efeitos colaterais graves.
Adotar um estilo de vida mais saudável e ativo já é um passo importante para evitar episódios de tontura. No entanto, para tratar a causa da sua vertigem de maneira eficaz, a fisioterapia vestibular é a melhor opção. Com técnicas especializadas, conseguimos aliviar seus sintomas de forma rápida e eficiente. Agende uma consulta e conheça o método que pode devolver o equilíbrio à sua vida!