Acompanhe as novidades e dicas de saúde e bem-estar
Crefito 5 184.551F
Você sabia que quedas são eventos bastante comuns entre os idosos? Estima-se que cerca de 30% deles tenham uma queda pelo menos uma vez ao ano. Além de serem assustadoras, essas quedas podem resultar em consequências graves, como fraturas e até mesmo complicações fatais. Não é à toa que elas podem abalar a confiança e o bem-estar dos nossos queridos idosos.
As quedas podem ser um sinal de que algo não vai tão bem com nosso corpo. Podem indicar desde mudanças relacionadas ao envelhecimento, como perda de massa muscular e óssea, até condições clínicas específicas, como AVC, Parkinson e Alzheimer. Até mesmo o uso de medicamentos, como o famoso Rivotril, pode aumentar o risco de quedas.
Mas calma! Não precisa se preocupar. Estamos aqui para ajudar você a se manter seguro e ativo. Com base nas últimas diretrizes mundiais, desenvolvemos dicas práticas e simples para prevenir quedas e garantir que você continue desfrutando da vida ao máximo.
Deixe-nos ajudá-lo a manter-se firme e seguro:
- Consulte um Fisioterapeuta Especializado para identificar precocemente possíveis problemas nas atividades da vida diária, assim como força, equilíbrio e mobilidade.
- Faça uma consulta com um Médico Especializado para revisar seus medicamentos e garantir que você esteja no caminho certo para a saúde.
- Como está a sua audição e visão? A alteração da função sensorial pode gerar tontura e consequentemente quedas. Não tema: qualquer alteração procure Oftalmologista, Otorrinolaringologista e Fonoaudiólogo.
Visite Nutricionista Especializado para garantir que sua alimentação esteja te dando todos os nutrientes necessários: como Vitamina D, Proteína e Creatina para manutenção da musculatura.
- Faça pequenas mudanças em casa, como remover tapetes escorregadios e instalar corrimãos, opte por rampas ao invés de degraus para garantir sua segurança.
- Participe de programas de Atividade Física adaptados para fortalecer seu corpo e sua mente. A Organização Mundial da Saúde recomenda 60 minutos em 3 dias na semana.
- Use calçados com solas antiderrapantes para evitar escorregões, escolha chinelos com tira/elástico atrás, assim como calçados que melhor se adaptem a forma do seu pé.
Evite o consumo de álcool.
- Mantenha uma boa iluminação em casa, especialmente no caminho entre o seu quarto e o banheiro.
Não deixe que o medo de cair atrapalhe sua vida! Estamos aqui para ajudar você a se manter seguro, saudável e feliz.
Luís Gustavo de Oliveira – Fisioterapeuta Especializado em Envelhecimento, Mestre em Gerontologia pela UFSC (2024/2), premiado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Dedicado a cuidar da sua saúde e bem-estar há mais de uma década.
Junte-se a nós e vamos envelhecer com mais leveza e segurança!