Matcha: o poder do chá do japão

Blog
Considerado o mais puro e nobre dos chás verdes, o Matcha é um extrato verde, vivo e brilhante, tradicionalmente utilizado pelos japoneses, mas que vem tornando-se o sucesso do momento no Brasil. Suas folhas são cultivadas à sombra por várias semanas. Esse processo faz com que a planta produza mais clorofila e, por isso, ganhe uma cor verde brilhante. As folhas são colhidas à mão, em um processo totalmente artesanal, cozidas ao vapor, secas e depois levadas a um moinho de pedra, que gira lentamente, preservando todos os nutrientes, dentre os quais:
- Fibras solúveis e insolúveis
- Vitamina A, E e C
- Taninos e catequinas
- Epigalocatequinas
- L-teanina e L-arginina
- Teínas
Essa composição nutricional garante diversos benefícios ao organismo, auxiliando especialmente o sistema imunológico no combate às células cancerígenas. Pelo seu alto poder antioxidante, ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, mantendo o vigor da pele, unhas e cabelos. É capaz de aumentar o metabolismo basal, ajudando na termogênese, queima de gordura e perda de peso. Melhora a vitalidade e o estado de alerta, além de controlar o stress.
Por ser comercializado em pó, é bastante versátil, podendo ser utilizado como tempero para incrementar pastinhas, peixes e saladas ou ainda em receitas de bolo e sucos além é claro do preparo do chá. Como seu sabor herbal é muito pronunciado, é preciso ter cuidado na hora de adicioná-lo às preparações. O ideal é começar usando uma colherzinha de café e ir aumentando a dose gradualmente até obter um sabor agradável ao paladar.
Como preparar o Matcha?
Ingredientes:
Matcha ½ colher de chá
Água fervida 50 ml
Modo de preparo:
Ferva a água separadamente. Mantenha a temperatura na média de 70ºC (quando começar a formar as bolinhas de água). Adicione o pó de matcha na sua caneca. Despeje a água quente. Mexa rapidamente e dilua o chá.
Fonte: http://www.patriciadavidson.com.br