Acompanhe as novidades e dicas de saúde e bem-estar

Crefito 224610F

Desde a vida intrauterina, o bebê está em constante desenvolvimento, e quando ele nasce precisa se adaptar a grandes mudanças em um novo mundo, se antes estava em um ambiente totalmente diferente, quando nasce tudo que vivencia é novo. Durante a vida uterina e o parto — seja ele normal, cesariana ou assistido com instrumentos — podem ocorrer diversas tensões em todo o corpo do bebê.
Essas tensões também podem estar relacionadas a mobilidade e funcionamento das vísceras, principalmente do sistema digestório que ainda está em desenvolvimento, comumente relacionadas as cólicas, refluxo e desconfortos abdominais.
Com uma visão global do corpo do bebê, usando técnicas manuais suaves e precisas, a Osteopatia Pediátrica vem auxiliar para que esse período aconteça de maneira mais saudável e leve.
Qual o impacto dessas tensões no corpo do bebê?
Elas podem ter diversos impactos, desde dificuldade na amamentação com preferência por uma das mamas ou insucesso da mesma, até alterações nos movimentos cervicais que podem ser por Torcicolo Muscular Congênito — uma condição em que o bebê nasce com tensão ou encurtamento de um dos músculos esternocleidomastoideo, responsável pelos movimentos de inclinação e rotação do pescoço — e o bebê não consegue realizar de maneira igual os movimentos da cabeça e pescoço. Esse posicionamento preferencial sobrecarrega o apoio da cabeça em um dos lados, podendo evoluir para a condição de Assimetria Craniana.
Essas alterações, embora comuns, não devem ser ignoradas, pois elas podem interferir não apenas na estética, mas também no desenvolvimento motor e postural da criança.
Vale ressaltar que o Torcicolo Muscular Congênito e as Assimetrias Cranianas precisam de tratamento especializado, pois não melhoram sozinhos com o tempo e pelo contrário, se não tratadas corretamente essas condições podem gerar desde atraso no desenvolvimento motor até escoliose futuramente.
Quando desconfiar de alguma alteração e procurar um Osteopata Pediátrico?
Orientamos sempre a observar os movimentos do bebê que devem ser iguais em ambos os lados, em todas as fases do desenvolvimento. Quando o bebê tem preferências, como por exemplo: prefere mamar em uma das mamas, prefere virar o pescoço só para um dos lados, não aceita ficar na posição de barriga para baixo, muito choro que é difícil de acalmar ou desperta muitas vezes a noite fora dos horários da amamentação, todos esses são sinais de alerta que vale a pena consultar um Osteopata.
O tratamento osteopático é realizado através de uma avaliação global considerando o histórico de vida do bebê desde a gestação, para compreender onde estão as causas das alterações. Atuamos de forma precisa e segura, para liberar restrições de movimento nos músculos, articulações, vísceras e fáscias. Um cuidado que promove bem-estar para o bebê e para a família, prevenindo futuras disfunções.
A osteopatia pediátrica não é apenas um tratamento, mas uma forma de acompanhamento que respeita a singularidade de cada bebê. Ao identificar e corrigir precocemente tensões e desequilíbrios, estamos investindo em saúde, equilíbrio e bem estar, um toque suave com olhar especializado que pode transformar o futuro.