Blog

Acompanhe as novidades e dicas de saúde e bem-estar

VAMOS FALAR DE APLV

Foto de Dr. Eduardo Daminelli Dallo

Dr. Eduardo Daminelli Dallo

CRM/SC 23785 | RQE 20289 | 20264

VAMOS FALAR DE APLV
Blog

O que é APLV?


APLV (Alergia à proteína do leite de vaca) é um tipo de alergia em que o sistema imunológico do bebê e da criança responde às proteínas encontradas no leite de vaca. Com a exposição ao leite de vaca e seus derivados, os sintomas de alergia começam a surgir.
Consiste na alergia alimentar mais comum da infância. Sua ocorrência vem aumentando no mundo todo. Alguns estudos mais recentes, indicam que 7 em cada 100 bebês apresentam APLV.


Causas


A sua origem é multifatorial. Hoje sabemos que a influência genética/familiar é o fator mais associado ao desenvolvimento da alergia, ou seja, bebês de pais com histórico de alergia na sua infância, terão maior chance de apresentar APLV. Além disso, a exposição ao leite de vaca- principalmente nos primeiros dia de vida - aumenta a chance do desenvolvimento da doença.


É a mesma coisa de intolerância à lactose?


A resposta é NÃO! Essa dúvida é muito frequente em nosso dia a dia. Diferente da APLV, na intolerância à lactose não há envolvimento com o sistema imunológico. O que ocorre na intolerância à lactose é a incapacidade de a criança digerir o açúcar do leite, que é a lactose. É raro ocorrer em crianças com menos de 5 anos. Seu diagnóstico e tratamento é totalmente diferente.


Como saber se meu filho tem APLV:


O diagnóstico da alergia, sempre é um desafio para o Pediatra e Gastropediatra, uma vez que muitos sinais podem estar envolvidos. Bebês com APLV podem apresentar sintomas gastrointestinais como: diarreia, presença de sangue nas fezes, cólicas, dores abdominais e até refluxo. Também podem ocorrer manifestações como: alergia na pele, dermatite, baixo ganho de peso, tosse e chiado no peito.
Seu diagnóstico preferencialmente deve ser feito por um Gastropediatra, que avaliará métodos e testes que ajudam a identificar se o bebê realmente apresenta a alergia.


Meu filho tem APLV e agora?


Com a confirmação da APLV, o especialista indicará qual o melhor tratamento/dieta para seu filho. É importante enfatizar que a alergia não é uma condição permanente. Aproximadamente metade das crianças com APLV estará curada com 01 ano de vida, e até 90% estará curada por volta dos 03 anos.
O importante é manter a tranqüilidade e realizar o acompanhamento regular com o especialista.

Compartilhar:

Mais artigos de

Dr. Eduardo Daminelli Dallo