Acompanhe as novidades e dicas de saúde e bem-estar
CRM/SC 11807 / RQE 7
Síncope, denominada popularmente por desmaio, é a perda momentânea de consciência, caracterizada por ser de aparecimento súbito, curta duração (menos de um minuto) e recuperação espontânea e completa. A condição tem origem na diminuição rápida do fluxo de sangue para o cérebro.
Quais os sinais e sintomas de desmaio?
Geralmente antes de desmaiar surgem sinais e sintomas, como: palidez, tontura, enjoo, suor, visão turva e fraqueza.
O que pode levar uma pessoa a desmaiar?
Se o sangue não chega em quantidade suficiente no cérebro, a oxigenação diminui, o cérebro 'desliga' e a pessoa pode desmaiar. Uma das causas de desmaio é a síncope vasovagal. O nome é complicado, porém um quadro clássico, por exemplo, é da pessoa que desmaia na hora de tirar sangue para um exame.
O que fazer no caso de desmaio?
Se alguém desmaia, tente ficar calmo. Vire a pessoa de barriga para cima, com as costas no chão e cabeça virada para o lado, para facilitar a respiração. Se ela está respirando, restaure o fluxo de sangue para o cérebro elevando as pernas da pessoa acima do nível do coração (30 centímetros). Apesar de parecer uma eternidade, os desmaios geralmente não duram mais do que um minuto. Após a pessoa recuperar a consciência a mantenha deitada por pelo menos 10 minutos, pois ela pode apresentar novo desmaio se tentar levantar-se rapidamente. Ofereça água assim que possível.
Quando o desmaio é considerado algo grave?
Desmaios que ocorrem dirigindo veículo, durante a caminhada, exercício ou com a pessoa já deitada, sem sintomas precedendo o desmaio, que levam a traumas físicos (bater a cabeça ou fraturas, por exemplo) são indicativos de problemas cardíacos (geralmente arritmias) e requerem avaliação cardiológica urgente.
Como investigar um caso de desmaio?
A história do momento do desmaio é fundamental para o diagnóstico preciso.
Situações de jejum prolongado, desidratação, medicamentos em uso, ambiente abafado, quente, com aglomeração de pessoas, estresse elevado, sono ruim, são ingredientes que contribuem para alguém desmaiar. Exames complementares podem ser necessários, especialmente o eletrocardiograma, Holter de 24h, Tilt Test ou Teste de Inclinação Ortostática e o Ecocardiograma.