Acompanhe as novidades e dicas de saúde e bem-estar
Crefito 84030f
Ultimamente, tem se falado a respeito do lipedema ,sendo um tema relativamente novo,causando muitas dúvidas. São mulheres que relatam dores nas pernas, fadiga muscular, hematomas,inchaço, e quando procuravam ajuda não conseguiam achar nenhum diagnóstico, ficando por isso mesmo.
É reconhecida como uma doença crônica e sistêmica, aumentando o tecido adiposo e associações como dor, inchaço , hematomas e sensibilidade.
Estima-se que a prevalência de lipedema,seja de 12,3% da população feminina,mas muitas vezes subdiagnosticadas, ou confundidas com outras condições, como celulite ou obesidade.
São classificados os tipos de lipedema através de sua localização e seus estágios, sendo:
Tipo 1. Gordura mais concentrada em quadril.
Tipo 2. Gordura concentrada em quadril e coxas .
Tipo 3. Gordura concentrada em quadril, coxas ,joelhos e tornozelos.
Tipo 4 . Gordura concentrada nos braços.
Tipo 5. Gordura concentrada nos tornozelos.
Os estágios também são importantes para analisarmos , sendo o estágio 1, a pele mantém uma aparência normal,mas há um aumento desproporcional de gordura no tecido subcutâneo. Pequenos nódulos podem ser palpados sob pele,semelhantes
a pequenas pérolas. O estágio 2, a pele começa a apresentar irregularidades e leve flacidez ,com aspecto semelhante à celulite, os nódulos aumentam de tamanho,tornando mais perceptível ao toque.
No estágio 3, a pele se torna flácida e o volume das pernas e braços aumentam, formando dobras cutâneas. Além dos nódulos, surgem áreas de fibrose, devido a inflamação crônica.
Estágio mais avançado, o 4 , aumentam as manifestações do estágio 3, tornando mais severas.
Através de novos consensos , diagnósticos corretos, também houve um avanço nos tratamentos . Por isso, a importância de uma equipe multidisciplinar, como médicos,nutricionistas, fisioterapeutas,psicólogos e educadores físicos.
Em relação ao tratamento fisioterapêutico ,temos um papel muito importante , sendo um dos principais pilares ajudar a melhorar o processo inflamatório, melhorar a mobilidade articular, melhorar retorno linfático, melhorar nódulos fibróticos.
Para isso, temos recursos para nos auxiliar, como a técnica de drenagem linfática, também utilizamos a eletroterapia, como laser, bota pneumática, ondas de choque. Uma parte importante do tratamento são os exercícios metabólicos.
O lipedema pode se manifestar de formas diferentes em cada pessoa. Além disso, os sintomas vão muito além da estética, da aparência.
Se você tem alguma dúvida, procure ajuda.
Sou Anna Carolina Prestes Cunha, fisioterapeuta há 20 anos , especialista em Fisioterapia Dermatofuncional , onde atuo há um bom tempo pacientes com lipedema.
Sou proprietária da clinica Taifisio, situada na cidade de Torres, na rua Coronel Pacheco, 641 , no térreo sala 2 no Edifício Unique Offices.
Nosso propósito é aliar os cuidados com a beleza associado à saúde e bem estar..Temos equipamentos atuais para tratamento corporal e facial.
Faça nos uma visita… estamos aqui para ajudar.