VOCÊ SABIA QUE NOSSOS DENTES ENVELHECEM?

VOCÊ SABIA QUE NOSSOS DENTES ENVELHECEM?

Compartilhe:

Você sabia que nossos dentes envelhecem?

Você alguma vez já se olhou no espelho e pensou, meus dentes já foram melhores, maiores, mais brancos, mais brilhantes, se isso já passou pela sua cabeça você pode estar certo.

O envelhecimento é um processo natural que afeta todo o corpo humano e os dentes não são exceção.
Com o passar do tempo é comum que os dentes percam a sua cor natural, se desgastem e até mesmo comece a se mover, chamamos isso de envelhecimento fisiológico. Porém, o que temos visto nos dias atuais é um envelhecimento precoce e acelerado dos dentes incompatível com a idade do paciente onde chamamos de envelhecimento patológico.
Queixas de hipersensibilidade dental por desgastes, raízes expostas, dentes curtos e desgastados e fratura dos dentes são muito comuns, causas muitas vezes ligadas a maus hábitos, ingestão de certos alimentos e bebidas, e um grande vilão dos dias atuais chamado bruxismo. Comportamento que faz com que tenhamos um sobre uso dos nossos dentes pela pressão exercida sobre eles através do aperto dental ou mesmo de desgastes severos provocados pelo hábito de ranger os dentes.
O desgaste dos dentes assim como a falta de dentes, podem impactar na sua qualidade de vida. Mastigação, fala e deglutição podem ficar prejudicados. Neste contexto, acontece também uma modificação da face, sinais como distância entre o queixo e o nariz menor, rugas ao redor da boca, nariz com aspecto caído, lábios envelhecidos são sinais observados e contribuem para uma desarmonia da face.

 

Outros artigos