ODONTOLOGIA ATUALE E A RELAÇÃO ENTRE REABILITAÇÃO ORAL X HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

ODONTOLOGIA ATUALE E A RELAÇÃO ENTRE REABILITAÇÃO ORAL X HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

Compartilhe:

Quase que impossível não adivinhar diante desse título qual das especialidades automaticamente você conseguiu fazer relação com os tratamentos mais rápido.
Acertei que foi HARMONIZAÇÃO OROFACIAL (HOF)?
Sabe por que isso acontece? Porque tem se tornado muito popular por meio das redes sociais conhecer o número de profissionais e procedimentos que oferecem ao paciente tratamentos com botox, preenchimento, bioestimuladores, fios, lasers … prometendo resultados rápidos e extraordinários de beleza, auto-estima e rejuvenescimento.
O que a grande maioria desconhece é que o segredo do sucesso nos resultados e durabilidade desses tratamentos está totalmente ligado com a Odontologia Reabilitadora atual. A parceria e integração dessas duas áreas permite ao cirurgião dentista reestabelecer de forma mais ampla e segura o equilíbrio, função e a estética dos dentes, lábios e face do paciente.
A reabilitação oral consiste em um conjunto de técnicas e tratamentos englobando as especialidades de Implantodontia, Periodontia, Dentística e Prótese Dentária. Cada uma dessa tem por finalidade dispor de recursos para reestabelecer função, saúde e estética do SORRISO (dentes, gengiva e osso).
O profissional que consegue transitar entre esses dois universos integrando as visões da HOF e da Reabilitação Oral de forma simultânea desfruta de uma vantagem efetiva na busca por soluções e melhoras na qualidade de vida para seu paciente. Em uma reabilitação, muitas das respostas para nossas perguntas durante o planejamento e tratamento estão na face do paciente. Sem observar e diagnosticar corretamente a face, podemos começar uma reabilitação oral ou harmonização da face de forma errada. A HOF somente irá entregar resultados visivelmente satisfatórios e duradouros em pacientes que tem seus dentes, ossos e gengiva em equilíbrio.
Um exemplo fácil de entender: se você não tiver seus dentes posteriores irá apresentar profundidade no bigode chinês ou na região marionete e canto de boca. Mas doutora, preenchendo somente não resolve?
A minha resposta é 100% NÃO! Além de não resolver por faltar suporte de osso e dentes, não irá ter durabilidade e você irá investir seu dinheiro no escuro.
Para a realização desses tratamentos é indispensável uma consulta clínica presencial aonde primeiramente o profissional que deve ser bom, experiente e qualificado irá de forma minuciosa escutar suas queixas, diagnosticar seus respetivos problemas e após realizar um planejamento de forma única e individual respeitando sua saúde, seus limites físicos, emocionais e financeiros.
O trajeto da maioria dos tratamentos reabilitadores do sorriso e da face quando não é bem planejado se tornam longos e não é isso que queremos não é mesmo?
Logo você juntamente com o profissional precisa estar ciente das boas escolhas, ter dedicação e bastante comprometimento com o processo. Mas uma coisa é certa: teus dias de luta ao final serão transformados em glória e não há nada mais compensador e gratificante que viver uma vida com SAÚDE, BEM- ESTAR, SATISFAÇÃO, BELEZA E AUTO-ESTIMA RENOVADA!

Acredite…. Faça….e Invista em VOCÊ !!!

Mais artigos de Drª. Sulingue Casagrande Visentin