Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado? Cadastre-se

termos do contrato

Já é cadastrado? Login

Drª. Dany Paula Furlanetto

Conselho Regional: CRO/SC - 5098

Odontologia

Consultórios de Drª. Dany Paula Furlanetto

 Turvo/SC

Av. Municipal, 1182 Centro
, Sala 2

 Araranguá/SC

AV. Sete de Setembro, 2363 Centro

Últimos artigos de Drª. Dany Paula Furlanetto

Você sabe o que é doença periodontal?

18/01/2018

As doenças de origem periodontal são um dos maiores fatores da perda de dentes em adultos e crianças. É uma doença silenciosa e normalmente indolor que se caracteriza por uma infecção bacteriana que está presente na placa bacteriana ( é uma película incolor que cobre os dentes). 

O maior desencadeador da doença periodontal, assim como da carie, é a placa bacteriana, por isso a importância da higiene bucal e de uma alimentação balanceada com baixa presença de açucares e carboidratos.  Possui um forte fator genético, além disso, ela também pode estar relacionada a outras doenças como diabetes, artrites reumatoides, fumo, estresse, gestação,  obesidade e outras alterações. 

Gengivite é a mais comum e conhecida, afetando somente as gengivas e sendo quase que imperceptível no começo. Essa doença causa inflamação e vermelhidão das gengivas, fazendo com que muitas vezes sangrem com facilidade. Quando a gengivite não é tratada ela pode evoluir e levar a perda das estruturas de sustentação do dente (tecido ósseo, volume gengival) o que conhecemos como Periodontite.

Mulheres gravidas, garotas na puberdade e alguns medicamentos também podem ser um fator desencadeante de gengivite.

Em estágio inicial o tratamento é simples e consiste em identificar a causa, fazer uma raspagem e corrigir os erros de higienização bucal junto com seu dentista. Quando você identifica o sangramento, mas vai protelando a ida ao dentista por um longo período e vai deixando os fatores genéticos associados aos bucais e a técnica incorreta de higiene agirem você pode desenvolver a periodontite.  A periodontite pode evoluir até levar a perda do dente.

No consultório aliado ao exame clinico visual e radiografias, o principal exame para detectar a doença periodontal é o que chamamos de sondagem periodontal, feita com um instrumento especifico.  Onde iremos analisar o dente em toda sua circunferência porque ele pode estar comprometido em toda sua extensão ou somente em parte. Como também podemos ter todos os dentes afetados ou somente alguns grupos. 

O objetivo do Periodontista é fazer o tratamento das doenças periodontais, tratando e também quando necessário removendo o dente e substituindo ele por um implante para cumprir a função mastigatória e estética. Bem como a realização de cirurgias estéticas gengivais.

Lembrando que, apesar das doenças periodontais terem suas causas baseadas em maus hábitos de higiene bucal, pessoas com baixa imunidade e outras doenças também podem vir a causar tais problemas bucais.  


Este profissional não recebeu nenhuma opinião ainda
© Lista da saúde 2018. Todos os direitos reservados.
Sisdado tecnologia