Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado? Cadastre-se

termos do contrato

Já é cadastrado? Login

Drª. Dany Paula Furlanetto

Conselho Regional: CRO/SC - 5098

Odontologia

Consultórios de Drª. Dany Paula Furlanetto

 Turvo/SC

Av. Municipal, 1182 Centro
, Sala 2

 Araranguá/SC

AV. Sete de Setembro, 2363 Centro

Últimos artigos de Drª. Dany Paula Furlanetto

IMPLANTES DENTÁRIOS

02/04/2018

Um implante dentário é uma estrutura feita de titânio (que irá substituir a  raiz do dente) que é posicionada cirurgicamente no osso maxilar abaixo da margem gengival e que permite ao dentista montar dentes substitutos ou pontes para essa área.  Alguns casos são mais simples, já em outros é necessário “preencher” o osso para dar mais suporte ao implante. Este processo é conhecido como enxerto ósseo, e normalmente o osso utilizado no procedimento vem do próprio paciente, ou é utilizado um biomaterial  de origem bovina ou de banco de osso humano.

Para receber um implante é preciso que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Você também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes.

Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Próteses parciais e totais montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação e fala. Esta modalidade de prótese é chamada “prótese sobre implante” e confere ao paciente mais segurança em todas as funções bucais proporcionando uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.

Para algumas pessoas, as próteses e dentaduras comuns são simplesmente desconfortáveis ou até inviáveis, devido a pontos doloridos ou falta de adaptação a estes aparelhos. Além disso, as pontes comuns devem ser ligadas aos dentes em ambos os lados do espaço deixado pelo dente ausente. Com a colocação de implantes não é necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar como é feito em pontes fixas convencionais.

O período da ósseo integração (integração ao osso) leva em média 4 a 6 meses dependendo da região a receber o implante. Após este período, uma segunda cirurgia pode ser necessária para ligar o implante ao meio bucal, nesta fase o cirurgião dentista remove a gengiva que está recobrindo o implante e finalmente, um dente artificial (ou dentes) é conectado ao implante, individualmente, ou agrupado em uma prótese que pode ser de dois tipos:


Prótese Protocolo: — Prótese total implanto suportada e implanto retida, fixada sobre 4 a 8 implantes em média, este tipo de prótese é parafusada e retirada apenas pelo seu dentista, é uma prótese que confere boa estética e é uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura, o único incoveniente é que este tipo de prótese é mais difícil de ser higienizada pois todos os dentes são conectados entre si, exigindo bastante cuidado do paciente. Pode ser feita em resina ou porcelana.

Prótese Overdenture: — Prótese total removível sobre implante, este tipo de prótese é mais barata que a prótese protocolo porque exige menos implantes (2 a 6 em média) e é confeccionada em resina. Esta prótese é como uma dentadura, porém, tem um encaixe em uma barra que conecta os implantes à prótese, conferindo a esta mais estabilidade e retenção. Esta prótese pode ser retirada pelo paciente e por isto a sua higienização é facilitada.


 

 

 


Você sabe o que é doença periodontal?

18/01/2018

As doenças de origem periodontal são um dos maiores fatores da perda de dentes em adultos e crianças. É uma doença silenciosa e normalmente indolor que se caracteriza por uma infecção bacteriana que está presente na placa bacteriana ( é uma película incolor que cobre os dentes). 

O maior desencadeador da doença periodontal, assim como da carie, é a placa bacteriana, por isso a importância da higiene bucal e de uma alimentação balanceada com baixa presença de açucares e carboidratos.  Possui um forte fator genético, além disso, ela também pode estar relacionada a outras doenças como diabetes, artrites reumatoides, fumo, estresse, gestação,  obesidade e outras alterações. 

Gengivite é a mais comum e conhecida, afetando somente as gengivas e sendo quase que imperceptível no começo. Essa doença causa inflamação e vermelhidão das gengivas, fazendo com que muitas vezes sangrem com facilidade. Quando a gengivite não é tratada ela pode evoluir e levar a perda das estruturas de sustentação do dente (tecido ósseo, volume gengival) o que conhecemos como Periodontite.

Mulheres gravidas, garotas na puberdade e alguns medicamentos também podem ser um fator desencadeante de gengivite.

Em estágio inicial o tratamento é simples e consiste em identificar a causa, fazer uma raspagem e corrigir os erros de higienização bucal junto com seu dentista. Quando você identifica o sangramento, mas vai protelando a ida ao dentista por um longo período e vai deixando os fatores genéticos associados aos bucais e a técnica incorreta de higiene agirem você pode desenvolver a periodontite.  A periodontite pode evoluir até levar a perda do dente.

No consultório aliado ao exame clinico visual e radiografias, o principal exame para detectar a doença periodontal é o que chamamos de sondagem periodontal, feita com um instrumento especifico.  Onde iremos analisar o dente em toda sua circunferência porque ele pode estar comprometido em toda sua extensão ou somente em parte. Como também podemos ter todos os dentes afetados ou somente alguns grupos. 

O objetivo do Periodontista é fazer o tratamento das doenças periodontais, tratando e também quando necessário removendo o dente e substituindo ele por um implante para cumprir a função mastigatória e estética. Bem como a realização de cirurgias estéticas gengivais.

Lembrando que, apesar das doenças periodontais terem suas causas baseadas em maus hábitos de higiene bucal, pessoas com baixa imunidade e outras doenças também podem vir a causar tais problemas bucais.  


Este profissional não recebeu nenhuma opinião ainda
© Lista da saúde 2018. Todos os direitos reservados.
Sisdado tecnologia