Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado? Cadastre-se

termos do contrato

Já é cadastrado? Login

Laura Casteller Pescador

Conselho Regional: CRN 10 2326

Nutricionista

03/01/2019   Laura Casteller Pescador
Cuidados com a alimentação antes e durante a gestação Muito antes de engravidar, cuidar da saúde dos pais é fundamental e deve ser prioridade.

A gestação é um período de grandes mudanças fisiológicas, onde todo cuidado deve ser tomado. Muito antes de engravidar, cuidar da saúde dos pais é fundamental e deve ser prioridade.  

Cuidados com alimentação, o uso de orgânicos, redução de contaminantes, são essenciais para que se tenha uma adequada concepção e uma gestação saudável. Orienta-se que 180 dias antes de ocorrer a concepção os pais já devem procurar mudar os hábitos alimentares e levar uma vida mais saudável. 

Toda mulher, quando deseja engravidar, deve estar consciente que o primeiro passo é pensar no peso. Engravidar com peso adequado e garantir o ganho de peso dentro do planejamento são fundamentais para a mãe e muito melhor para a criança, que terá seu desenvolvimento adequado, com menores riscos de desenvolver doenças crônicas na vida adulta. 

Alimentação balanceada e suplementação são essenciais. Ambos devem estar em equilíbrio para que a mulher ganhe o peso adequado e para que o bebê receba todos os nutrientes necessários. Fórmulas personalizadas de vitaminas e sais minerais são mais adequadas, considerando que cada gestante tem necessidades nutricionistas individuais que devem ser equilibradas com alimentos e, se necessários, suplementos. O uso de ômega 3 deve ser considerado, já que ele está relacionado com o desenvolvimento cognitivo das crianças.  Além disso, contribui na redução do risco de problemas imunológicos. O tipo de ômega 3 teve ser avaliado criteriosamente, já que muitos possuem misturas de outras gorduras e presença de metais pesados, como mercúrio, totalmente contraindicado na gestação. 


"Alimentação variada e saudável são as chaves para sucesso durante a gestação."


Alimentação variada e saudável são as chaves para sucesso durante a gestação. Um ponto que causa muita preocupação é o uso de alimentos com agrotóxicos. Atualmente, os estudos confirmam que o consumo excessivo de agrotóxicos ou mesmo a exposição elevada está relacionada a infertilidade em homens e mulheres devido a atuação das toxinas em eixos hormonais que prejudicam a ação fisiológica dos hormônios sexuais como estrógeno e testosterona, afetando assim a capacidade fisiológica dos espermatozoides e disfunções ovarianas. Não somente pesticidas, mas também ftalatos e bisfenol A, que são substâncias presentes em plásticos e garrafas pet, eles também têm forte relação com infertilidade, causando depleção da fase folicular.

A alimentação preconcepção e durante a gestação vai definir a saúde da criança no futuro. As escolhas serão impactantes, por isso há necessidade de reduzirmos as toxinas presentes no meio ambiente e realizar a inclusão de alimentos orgânicos, ricos em compostos bioativos que tem efeito protetor, reduzindo o risco de complicações e doenças crônicas. 


Além disso, acompanhamento nutricional durante a gestação é fundamental para organizar a alimentação e auxiliar a paciente nas escolhas alimentares e suplementações.  


© Lista da saúde 2019. Todos os direitos reservados.
Sisdado tecnologia