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09/08/2017  
Como parar de tossir durante à noite.

Tomar um gole de água ajuda a cessar a tosse, mas evitar o ar seco e manter os cômodos da casa sempre bem limpos também são boas estratégias para acalmar a tosse.
A tosse noturna é uma defesa do organismo, tendo como principal função a eliminação de elementos estranhos e secreções das vias respiratórias. Esta tosse é bastante incômoda e cansativa mas pode ser solucionada com medidas simples.
4 estratégias para cessar a tosse noturna:
O que se pode fazer para acabar com a tosse noturna de adultos e crianças é:
1. Hidratar a garganta:
Você pode tomar um gole de água em temperatura ambiente ou tomar um gole de chá morno quando a tosse aparecer. Isso vai manter a boca e a garganta mais hidratada, o que ajuda a acalmar a tosse seca. Leite morno adoçado com mel também pode ser uma boa opção, que ajuda inclusive a pegar no sono mais rápido, porque combate à insônia.
Veja algumas boas receitas de chás para acalmar a tosse seca aqui.
2. Manter as vias aéreas limpas:
Além de evitar o catarro tomando todas as medidas necessárias, é importante evitar o acumulo de secreções sólidas dentro do nariz, limpando-o com um cotonete úmido, por exemplo. Você também pode fazer uma nebulização ou aproveitar o vapor quente do banho para assoar o nariz com força para que o nariz fique desobstruído.
3. Evitar o ar seco dentro de casa
Para que a sua casa fique com o ar menos seco, você pode deixar um balde de água perto do ventilador ou do ar condicionado. Uma outra possibilidade é molhar uma toalha com água morna e deixá-la em cima de uma cadeira, por exemplo.
Usar um umidificador de ar também pode ser útil, e este pode ser usado para fazer aromaterapia, o que acalma a tosse e confere um aroma agradável dentro de casa. Uma forma caseira de conseguir este mesmo efeito é colocar 2 a 4 gotas de um óleo essencial de sua preferência numa bacia, encher de água quente e deixar que o vapor se espalhe pelos cômodos da casa.
4. Manter a casa limpa
A tosse seca, irritativa, geralmente está relacionada a algum tipo de alergia respiratória e por isso manter a casa e o local de trabalho sempre bem limpos e organizados podem fazer toda a diferença, acalmando a tosse.
Algumas dicas que podem ajudar, são:
Manter a casa sempre bem arejada abrindo as janelas sempre que possível;
Retirar os bichinhos de pelúcia, cortinas e tapetes da casa;
Limpar diariamente a casa, sem usar produtos com cheiro forte;
Retirar o excesso de objetos e papéis, principalmente por baixo das camas, dos sofás e de cima dos armários;
Guardar travesseiros e colchões em capas anti-alérgicas;
Colocar os colchões e travesseiros no sol sempre que possível;
Trocar os travesseiros e as almofadas periodicamente porque eles acumulam ácaros que são prejudiciais à saúde.O que piora a tosse à noite
A tosse noturna pode ser causada por gripes, resfriados ou alergia, por exemplo. A tosse noturna é irritativa e excessiva, podendo dificultar o sono. A tosse piora à noite, pois quando o indivíduo se deita, a drenagem das secreções das vias respiratórias fica mais difícil, favorecendo o seu acúmulo e estimulando a tosse.
As principais causas de tosse noturna, que afeta especialmente as crianças, são:
Alergia respiratória como asma ou rinite;
Infecção viral recente das vias respiratórias, como gripe, resfriado ou pneumonia;
Presença de corpos estranhos dentro do nariz, como feijão caroço de milho ou pequenos brinquedos;
Aspiração de fumaça ou de vapores que podem inflamar os tecidos do nariz e garganta;
Tensão emocional, medo do escuro, medo de dormir sozinho;
Refluxo gastro-esofágico: quando o alimento volta do estômago para o esôfago irritando a garganta.
Uma outra possível causa da tosse noturna é o aumento da adenoide, uma estrutura protetora entre o nariz e a garganta, que favorece o acúmulo de secreções.

 

Fonte: Tua Saúde

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