Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado? Cadastre-se

termos do contrato

Já é cadastrado? Login

Drª. Milliane Rossafa

Conselho Regional: CRM/SC 21585 - RQE 13984

Psiquiatria

Consultórios de Drª. Milliane Rossafa

 Criciúma/SC

Coronel Pedro Benedet - Clinica Unna, 505 Centro
, Sala 110

 Içara/SC

15 de Novembro - Cliniçara, 220 Centro

Últimos artigos de Drª. Milliane Rossafa

TRANSTORNO DE COMPULSÃO ALIMENTAR

02/04/2018

Compulsão Alimentar é uma doença que causa grande sofrimento ao indivíduo, caracterizada por perda de controle sobre a quantidade de alimento ingerido. Durante os episódios de compulsão costuma-se comer mais rápido que o normal, grandes quantidades de alimentos mesmo sem fome, podem também passar a comer escondido por vergonha e sentir-se culpado, deprimido. O indivíduo come até ficar exageradamente cheio e o tipo de alimento ingerido durante os episódios de compulsão também variam.  

Para que o diagnóstico seja feito é necessário que os episódios de compulsão alimentar ocorram pelo menos uma vez na semana por no mínimo 3 meses. Então comer várias vezes ao dia em pequenas quantidades não é considerado compulsão alimentar.

Essa doença pode ocorrer em pessoas de peso normal ou sobrepeso, sendo diferente da obesidade mas podendo levar a ela. O transtorno pode se iniciar por conta de estressores, tentativas de fazer dieta, insatisfação com o corpo.

É importante buscar ajuda médica especializada aonde será avaliada a possibilidade do uso de medicação e psicoterapia. 

DEPRESSÃO: UMA DOENÇA MENTAL

04/12/2017

  Depressão é uma doença de foro mental  em que o indivíduo perde o controle do seu estado de humor e afeto havendo  grande sofrimento. 

 Os pricipais sintomas da doença são: Humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias  acentuada diminuição do interesse ou prazer nas atividades diárias, alteração do peso ,insônia ou sonolência excessiva , Agitação ou lentificação psicomotota, perda de energia ,sentimento de inutilidade ou culpa ,Capacidade diminuída de penar, se concentrar , Pensamentos de morte, idéias de suicídio,tentativas de suicídio. 

A idade média para o início da depressão é  aos 40 anos com 50% dos pacientes tendo início entre 20 e 50 anos de idade,podendo ocorrer em idosos,jovens e crianças também,sendo 2x mais em mulheres que em homens. Quando o dia-a-dia começa a ser afetado pelo desâni mo ou tristeza,quando cuidar de suas tarefas diárias  como trabalhar, cuidar dos filhos, dificuldade em se relacionar com outras pessoas começam a parecer um “peso”, deve-se procurar ajuda profissional.


AS causas para desenvolver a depressão podem ser várias e estudos mostram que  interações entre fatores genéticos, neuroquímicos (neurotransmissores cerebrais) e fatores ambientais ,sociais e psicológicos como estresse, adoecimento, separação, perda de entes queridos, personalidade,uso de bebida alcoólica,questões hormonais,desemprego entre outros possam  ser causadores da doença


TEM CURA? 


    Sim.Tem cura se tratada corretamente. A indicação do uso de medicação é influenciada pela gravidade dos sintomas e das doenças clínicas associadas que o paciente possa ter. 

  Na depressão leve o tratamento pode ser a psicoterapia, sem uso da medicação ,nos casos moderados a graves o tratamento é a associação da psicoterapia e medicação.  

Associados ao tratamento o paciente deve recorrer a pratica de atividades que lhe conferem prazer, como atividades físicas ou outro tipo de ocupação. 


   Talvez devido a falta de esclarecimento sobre o que realmente é a doença, o preconceito em buscar tratamento especializado, dizendo que “isso é coisa de louco”, vergonha em expor o que sente a um profissional, não entenderem o que realmente estão sentindo faz com que muitos demorem para procurar ajuda. 

Este profissional não recebeu nenhuma opinião ainda
© Lista da saúde 2018. Todos os direitos reservados.
Sisdado tecnologia