Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado? Cadastre-se

termos do contrato

Já é cadastrado? Login

Drª. Dilvania Nicoletti

Conselho Regional: CRM 12576 / RQE 9587

Ginecologia e Obstetrícia

02/04/2018   Drª. Dilvania Nicoletti
AVALIAÇÃO PRÉ-NATAL

A avaliação pré-natal trata-se do acompanhamento e orientação sobre vários aspectos: nutricional, riscos e benefícios das atividades físicas, imunizações (vacinas), exames laboratoriais e de imagem, rastreamento de patologias entre outros.
Uma alimentação equilibrada e diversificada é importante, pois todos os nutrientes de que o organismo necessita são obtidos adequadamente. Na primeira consulta de pré-natal, avaliação nutricional da gestante com base em seu peso e sua estatura permite conhecer seu estado nutricional atual e subsidia a previsão de ganho de peso até o fim da gestação. O ganho de peso e calculado a partir deste estado nutricional: baixo peso (12 a 18 kg durante toda a gestação), Adequado (11 a 16 kg) , sobrepeso (7 a 11 kg) e obesidade (5 a 9 kg).
Na ausência de contraindicações, a gestante deve ser encorajada a iniciar ou dar continuidade a um programa de exercícios. A prática regular e moderada de atividades aeróbias é considerada segura desde que seguidas as recomendações de frequência e intensidade para cada gestante.
Sobre as imunizações: as vacinas seguras durante a gestação: de (tétano e difteria), deve - se administrar duas doses nas gestantes não imunizadas nos últimos dez anos; Influenza (gripe). As outras vacinas devem ser realizadas conforme indicação do médico.
Os exames laboratoriais devem ser realizados já na primeira consulta para todas as gestantes com lista completa e alguns repetidos trimestralmente para rastreio de patologias. Exames de ultrassom para cálculo de idade gestacional, avaliação da formação e do crescimento fetal. Deve-se fazer a ultrassonografia o mais precoce possível. Até 12 semanas considera-se bastante confiável o cálculo da idade gestacional. No período de 11 a 13 semanas obtém-se a medida da translucência nucal para rastreio de anomalias cromossômicas. Após este período acompanhamos a formação e o bem estar fetal.
As consultas devem ser periódicas e são avaliados: ganho de peso, pressão arterial, medidas de altura uterina (crescimento fetal), ausculta de batimentos cardiofetais. Além disso é o momento dá gestante esclarecer todas as suas dúvidas sobre o decorrer da gestação e a espera do nascimento de seu bebê. O pré-natal é uma conquista e um ato de amor. 

© Lista da saúde 2018. Todos os direitos reservados.
Sisdado tecnologia